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Aumente as Vendas dos Seus Produtos Artesanais

O artesanato pode ser comercializado por diferentes canais e formas. A escolha deve ser feita em função de cada produto. No caso de artesão sem ponto de venda, podem ser bons meios de venda;

1-Fazer parcerias com lojas que comercializam especificamente artesanato ou tem no seu portfólio produtos artesanais. Nesse tipo de relação comercial, é preciso lembrar que a loja precisa ter lucro, portanto seu preço tem que ser compatível para que possam colocar sua margem e ainda assim o produto ter atractividade para o consumidor. O ganho do artesão passa a ser na quantidade vendida, ou seja, a margem de lucro é menor por peça mas ganha no volume de vendas. Para obter maior lucro por peça terá que reduzir os custos de fabricação. Procure negociar melhor com seus fornecedores e diminuir seu tempo de produção.

2-Participar de feiras de artesanato e exposições, apesar de nem sempre serem os melhores locais de vendas. Eventos são excelentes lugares para divulgar os produtos e a marca. Não esqueça que essas participações têm também custos com espaço, decoração,

3-Venda Online – Nesse caso, é possível optar por dois caminhos;

a) Existem diversos sites especializados em vendas, inclusive de artesanato, que comercializam espaços para você anunciar seus produtos, basta você realizar uma busca na internet, e encontrará vários deles, e aí fazer contacto e verificar quais os que lhe oferecem melhores vantagens;

b) Montar sua uma loja virtual, um site de compras, preferencialmente bilíngue, caso tenha intenção de exportar. Neste espaço, divulgue e facilite para que o seu potencial comprador efective o pedido, coloque à vista o “carrinho de compras”. Actualize e alimente este site com novidades constantemente. Isso tem um custo operacional que precisa ser compensado pelo seu volume de vendas. Lembre-se que normalmente o preço do artesanato não costuma ser alto e não é essencial para o consumidor, então é mais difícil garantir um bom volume de vendas.

É importante informar no site os seguintes dados;o seu telefone,endereço, e-mail,as formas e condições de pagamento,e ter um sistema para efectivar e confirmar a compra. O cliente precisa saber o preço final, diferenciando o valor do produto das despesas de envio, antes de confirmar a compra.

4-Buscar outros mercados, sejam nacionais ou internacionais.o artesanato Português tem muita procura no estrangeiro!!!

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