Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Veados Natalinos em Tons de Rosa

Como Abrir Uma Galeria de Arte

 
Hoje em dia, espaços de lazer relacionados à arte são bem cotados em grandes capitais e podem render um bom lucro com planejamento. A arte vem sendo valorizada e outros segmentos que rendem exposição estão ganhando força como a fotografia e o artesanato, e os espaços são poucos para o grande número de artistas que estão em busca de locais para expor o seu trabalho.
Para quem tem um capital para investir sem perspetiva de lucro a curto prazo, montar uma galeria de arte pode ser uma excelente opção de negócio. Infelizmente, o tempo estimado para retorno do valor investido para início o do empreendimento é mais de dois anos. Por isso, pode não ser uma opção de negócio tão vantajosa para quem quer viver de seu empreendimento e começar a lucrar muito em breve. Também não é indicado para quem quer fazer empréstimo para abrir este negócio, pois o prazo para início de pagamento é bem maior que o tempo em que o empreendimento vai começar a gerar lucros.

Porém, para quem está com capital parado e gostaria de investir em algo e tem interesse em obras de arte, montar uma galeria de arte pode ser uma excelente opção de investimento, considerando que estes espaços tendem a valorizar com o tempo e quando mais o status, maior será o lucro. A maioria das galerias trabalha com o sistema de venda percentual; todas as obras expostas estão à venda e o lucro obtido é por meio da transação, sendo cobrado um percentual por peça. O valor a ser recebido pela galeria deve ser acordado antes com o artista, mas geralmente fica em torno de 20%...

Outra forma de atuar com uma galeria de arte é fazendo do seu espaço um museu com exposição permanente ou com eventos temporários, o que vai atrair um público interessado em cultura e te fazer entrar na rota de exposições itinerantes. Desta forma, o seu espaço pode ser considerado um dos melhores lugares de arte da região, sendo cotado para receber grandes artistas, o que vai gerar ainda mais lucro para o empreendimento e mais clientes para comercialização das peças expostas.

Outras Atividades de uma Galeria de Arte;

Também podem ter exposição de quadros, fotos, artesanato, pintura, esculturas, entre outros objetos de arte. Alguns espaços deste genero também abrem espaço para exposição de jovens artistas, realizam leilões, promovem lançamentos de livros, encontros para debates, mesas redondas, workshops, entre outros eventos.

O Que Uma Galeria Deve Ter;

Sala de administração, salão para exposição de arte, banheiros para visitantes, estoque para armazenamento de objetos de arte. São espaços opcionais: sala para debate que também pode funcionar como sala para workshops, palestras e leilões e uma cafeteria.

Os itens mais valorizados na construção de uma galeria de arte devem ser iluminação, ventilação e espaço do salão, para que se possa acomodar o público de forma confortável e as obras serem bem observadas. O ambiente deve contar apenas com iluminação projetada e não externa, pois a luz solar direta irá danificar alguns quadros e fotografias. Por isso, é preciso ter um projeto de boa qualidade para valorizar o espaço e poder gerar lucros por ser uma boa opção na cidade para os artistas colocarem suas obras à venda.
Investimento inicial e obras para a galeria de arte

O grande segredo para que este local faça sucesso é trabalhar com divulgação, para que os artistas locais e de outros espaços saibam que existe uma galeria de arte, um espaço cultural pronto para receber exposições. Comece expondo e comercializando obras de artistas com venda comissionada. Quando já tiver um bom capital de giro, comece a comprar objetos de arte para vender em sua galeria.

Outra ponto importante é contratar como funcionários, consultores de arte com formação profissional para que você tenha uma boa referência de quanto é valioso o trabalho exposto e saiba que está realmente investimento em uma boa obra para venda. Eles poderão avaliar as obras para exposição e venda, além de participar de leilões para compra de objetos de arte que serão revendidos na galeria.
 

Comentários

Mensagens populares